SOBRE A RHIO'S


O conceito de “Carreira”

Agosto 11, 2011 às 16:09 por

O conceito de “Carreira”, termo derivado da palavra latina carraria, que significa “caminho para carros”, passou por diversas transformações ao longo de sua aplicabilidade histórica.

Por volta de 1530, o termo “Carreira” identificava um caminho, ou o curso do sol através dos céus. Nas disputas de Justa, em 1590, a palavra “Carreira” estava inserida no seguinte contexto: o cavalo que, durante o combate, passava uma “carreira” em seu oponente.

A partir de 1803, o significado contemporâneo da palavra “Carreira” passou a se relacionar ao mundo dos negócios, quando o termo foi associado à ideia de “caminho na vida profissional”.

Nos dias atuais, comumente entende-se “Carreira” como a soma de todos os cargos ou posições ocupadas por uma pessoa durante sua vida profissional. Este entendimento vem a contrariar a raiz etimológica do termo e impede que o conceito real da palavra seja plenamente assimilado por muitas pessoas, inclusive por alguns profissionais de renome no mercado de trabalho em nível globalizado.

O termo “Carreira” significa “um caminho”. Não está associado a restrições temporais, mas sim espaciais. Não revela um histórico profissional, mas um caminho rumo a um objetivo.

No meio corporativo, o conceito de “Carreira” refere-se ao percurso profissional em direção a uma especialização almejada, que deverá atender a objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização.

Portanto, o planejamento antecipado de “Carreira” é fundamental para que o caminho a ser percorrido tenha uma direção bem definida, por uma via a ser estabelecida por meio do autoconhecimento, de forma a contemplar as particularidades de cada pessoa, e capaz de conduzir o indivíduo à auto-realização profissional.

 


Equipe RHIO'S
Equipe RHIO'S
Somos consultores em Recrutamento e Seleção, especializados nas Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás, Energia, Construção Civil, Engenharia e Infra-Estrutura.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)