Carreiras do Futuro: Gestão de Negócios Gastronômicos
Janeiro 21, 2011 às 18:28 por Denise RetamalMuitos são os casos de pequenos restaurantes, ou até mesmo de empreendimentos livres, como “barraquinhas de churrasquinho”, por exemplo, que se transformam em grandes cadeias e marcas, alcançando margens de lucro surpreendentes e admiráveis. Mas quais seriam os fatores que transpassam este processo de estabelecimento no mercado?
Um fato que persiste é que todos nós precisamos nos alimentar, porém não mais com uma iniciativa exclusivamente de subsistência. A variedade de opções gastronômicas que está disponível no mundo pós-moderno globalizado, muitas vezes, dificulta nossas escolhas. Restaurantes que oferecem buffet ou rodízio, proporcionam, a seus clientes, controvertidas combinações na hora de comporem seus pratos.
Fenômenos pós-modernos, conseqüentes da ascensão gastronômica, evidenciam-se diariamente. O mercado de fast-food que possui formação e graduação acadêmica em diversas universidades globais, o crescente índice de obesidade, a especialização em alimentos e bebidas e a alta remuneração e valorização dos chefs, especialistas em suas respectivas e saborosas criações, são alguns exemplos.
Mas quando a alimentação torna-se um negócio, alguns fatores influenciam o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Para muitos, melhor seria um restaurante com um clima ou ambiente agradável e iguarias simplesmente saborosas, em lugar de iguarias deliciosas em um ambiente não convidativo, ou até mesmo precário em sua higiene. Na maioria das vezes, o valor pago pelo cliente lhe retorna como prazer, pela totalidade do que o estabelecimento lhe oferece, e não apenas pelo sabor de suas especialidades.
Dizem que trabalhar com comércio é difícil, pois lidar com o consumidor requer paciência e temperança. Mas não somos todos nós consumidores? E o que mais nos atrai no momento em que investimos nossos recursos em serviços ou bens? Apenas suas qualidades? Ou o modo como somos tratados e recebidos nos estabelecimentos ou nos contatos com fornecedores influencia, positivamente ou negativamente, toda a negociação?
Se também dizem que o cliente tem sempre a razão e esta define nossa existência segundo o modelo cartesiano, então o cliente satisfeito será aquele que, além de realizar seu desejo de consumo, o faz sendo reconhecido e tratado como pessoa.
A Carreira de Gestão de Negócios Gastronômicos se insere nesta mediação entre as demandas do cliente, que vão muito além de bens e serviços e da oferta empreendedora dos estabelecimentos gastronômicos.
Composto pelos saberes da gastronomia, turismo e afins, o especialista em Gestão de Negócios Gastronômicos concilia princípios de marketing com o treinamento eficaz para atendimento ao cliente, avaliação de iguarias e sua inserção cultural, planejamento estratégico e de posicionamento empresarial e a preservação da marca estabelecida, tendo como base a satisfação total de seu público.
As denominadas “Carreiras do Futuro” são especialidades em indústrias em grande ascensão no mercado de trabalho em nível globalizado. E a Carreira de Gestão de Negócios Gastronômicos certamente é uma “Carreira do Futuro”.
Esta, assim como diversas outras, deve ser escolhida, pelo Jovem Estudante, ainda durante o Ensino Médio, de modo que a mesma possa ser planejada e construída de forma consciente e, principalmente, com diferenciais altamente competitivos.
A RHIO’S atenta a esta realidade, desenvolveu um Programa de Orientação de Carreiras, denominado RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, que objetiva levar o estudante do Ensino Médio ou o portador de diploma de 2º Grau à reflexão e escolha conscientes e antecipadas de uma Carreira profissional futura, e não simplesmente de um curso de graduação ou de uma profissão.
Conheça mais em www.rhiosjobsofthefuture.com.br.
