SOBRE A RHIO'S


Carreiras do Futuro: Gestão de Negócios Gastronômicos

Janeiro 21, 2011 às 18:28 por

Muitos são os casos de pequenos restaurantes, ou até mesmo de empreendimentos livres, como “barraquinhas de churrasquinho”, por exemplo, que se transformam em grandes cadeias e marcas, alcançando margens de lucro surpreendentes e admiráveis. Mas quais seriam os fatores que transpassam este processo de estabelecimento no mercado?

Um fato que persiste é que todos nós precisamos nos alimentar, porém não mais com uma iniciativa exclusivamente de subsistência. A variedade de opções gastronômicas que está disponível no mundo pós-moderno globalizado, muitas vezes, dificulta nossas escolhas. Restaurantes que oferecem buffet ou rodízio, proporcionam, a seus clientes, controvertidas combinações na hora de comporem seus pratos.

Fenômenos pós-modernos, conseqüentes da ascensão gastronômica, evidenciam-se diariamente. O mercado de fast-food que possui formação e graduação acadêmica em diversas universidades globais, o crescente índice de obesidade, a especialização em alimentos e bebidas e a alta remuneração e valorização dos chefs, especialistas em suas respectivas e saborosas criações, são alguns exemplos.

Mas quando a alimentação torna-se um negócio, alguns fatores influenciam o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Para muitos, melhor seria um restaurante com um clima ou ambiente agradável e iguarias simplesmente saborosas, em lugar de iguarias deliciosas em um ambiente não convidativo, ou até mesmo precário em sua higiene. Na maioria das vezes, o valor pago pelo cliente lhe retorna como prazer, pela totalidade do que o estabelecimento lhe oferece, e não apenas pelo sabor de suas especialidades.

Dizem que trabalhar com comércio é difícil, pois lidar com o consumidor requer paciência e temperança. Mas não somos todos nós consumidores? E o que mais nos atrai no momento em que investimos nossos recursos em serviços ou bens? Apenas suas qualidades? Ou o modo como somos tratados e recebidos nos estabelecimentos ou nos contatos com fornecedores influencia, positivamente ou negativamente, toda a negociação?

Se também dizem que o cliente tem sempre a razão e esta define nossa existência segundo o modelo cartesiano, então o cliente satisfeito será aquele que, além de realizar seu desejo de consumo, o faz sendo reconhecido e tratado como pessoa.

A Carreira de Gestão de Negócios Gastronômicos se insere nesta mediação entre as demandas do cliente, que vão muito além de bens e serviços e da oferta empreendedora dos estabelecimentos gastronômicos.

Composto pelos saberes da gastronomia, turismo e afins, o especialista em Gestão de Negócios Gastronômicos concilia princípios de marketing com o treinamento eficaz para atendimento ao cliente, avaliação de iguarias e sua inserção cultural, planejamento estratégico e de posicionamento empresarial e a preservação da marca estabelecida, tendo como base a satisfação total de seu público.

As denominadas “Carreiras do Futuro” são especialidades em indústrias em grande ascensão no mercado de trabalho em nível globalizado. E a Carreira de Gestão de Negócios Gastronômicos certamente é uma “Carreira do Futuro”.
Esta, assim como diversas outras, deve ser escolhida, pelo Jovem Estudante, ainda durante o Ensino Médio, de modo que a mesma possa ser planejada e construída de forma consciente e, principalmente, com diferenciais altamente competitivos.

A RHIO’S atenta a esta realidade, desenvolveu um Programa de Orientação de Carreiras, denominado RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, que objetiva levar o estudante do Ensino Médio ou o portador de diploma de 2º Grau à reflexão e escolha conscientes e antecipadas de uma Carreira profissional futura, e não simplesmente de um curso de graduação ou de uma profissão.

Conheça mais em www.rhiosjobsofthefuture.com.br.


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)