SOBRE A RHIO'S


Devo fazer minha escolha de Carreira com base no desejo dos meus pais?

Dezembro 22, 2010 às 22:14 por

Certamente, é um fenômeno muito comum, os filhos desenvolverem-se profissionalmente a partir de uma escolha oriunda do desejo de seus pais.

Não é nenhum mistério o fato de que, como muitos pensadores e teóricos dos mais diversificados campos do saber já comprovaram, desejamos a partir do sentido que o desejar nos é atribuído.

Nas palavras do próprio e renomado psicanalista francês, Jacques Lacan, “o desejo é sempre o desejo do Outro”. E este “Outro”, sendo os pais, com sua extrema importância para os filhos, assume o lugar de identidade e realização pessoal. Compreende-se, portanto, que o desejo dos pais quando assumido pelos filhos, a estes retorna como prazer através do reconhecimento, que, em sua essência, é o principal agente motivador de seu investimento no desejo paterno e materno. Obter o orgulho dos pais, para assim, através deste reconhecimento, orgulhar-se de si mesmo.

 

Muitas pessoas, que fizeram do desejo de seus pais suas escolhas, obtêm o reconhecimento desejado através do orgulho destes, mas acabam por não realizarem seus próprios desejos, projetando os mesmos, futuramente, sobre seus filhos.

Estabelece-se, assim, um ciclo de insatisfação, em que o desejo que é realizado sempre será do outro, e nunca de si mesmo. Mas como é possível não permanecer nesse ciclo? Através de um processo de autoconhecimento, em que o próprio desejo desmistifica-se frente à veracidade do ser você mesmo.

Na escolha consciente de uma Carreira está a verdadeira realização profissional: o reconhecimento de si mesmo, o melhor desenvolvimento possível de suas potencialidades intrínsecas.

Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, e quanto melhor nos conhecermos, mais precisas serão essas escolhas. Todos os pais desejam o melhor para seus filhos, mas cabe aos filhos se constituírem como pessoas que desejam de modo singular, único, almejando metas, dentre elas a Carreira, que os levará à satisfação profissional.

A RHIO’S desenvolveu um Programa de Orientação de Carreiras, denominado RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, que objetiva levar o estudante do Ensino Médio ou o portador de diploma de 2º Grau à reflexão e escolha conscientes de uma Carreira profissional futura, e não simplesmente de um curso de graduação ou de uma profissão.

O Programa RHIO’S JOBS OF THE FUTURE tem como pilares o autoconhecimento e a escolha e o planejamento antecipados de uma carreira profissional futura, com base em informações privilegiadas de mercado de trabalho, novos Projetos, tendências e indústrias em amplo crescimento no mundo globalizado.

Escolher uma Carreira não é somente decidir o que fazer, mas, principalmente, decidir quem ser.

Conheça mais em www.rhiosjobsofthefuture.com.br.


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)