SOBRE A RHIO'S


Orientação de Carreira. Orientação Profissional. Orientação Vocacional.

Abril 16, 2010 às 0:10 por

Diante da expressão “Orientação de Carreira”, muitas pessoas imediatamente a associam aos famosos testes psicológicos, ou melhor, aos testes vocacionais que medem atributos da personalidade, visando à indicação, por parte do Profissional de Psicologia, da profissão mais adequada ao perfil do Jovem Estudante.

Orientação de Carreira não é um instrumento, mas sim um processo por meio do qual o Jovem Estudante é levado ao autoconhecimento e à auto-escolha consciente de uma carreira profissional futura. E esta escolha não é direcionada somente a uma profissão, mas, principalmente, a uma especialidade e a uma indústria de atuação futura. Através de informações privilegiadas de mercado de trabalho e de perspectivas antecipadas no mundo globalizado, a “Orientação de Carreira” mostrará, ao Jovem Estudante, o caminho que poderá ser percorrido nesta trajetória rumo ao sucesso: que cursos de graduação ou técnico deverão ser cursados, que especializações deverão ser escolhidas, que idiomas deverão ser dominados, que ferramentas tecnológicas deverão ser conhecidas, etc.

A Orientação Vocacional é apenas um processo de investigação psicológica que busca identificar aptidões, habilidades e características da personalidade do jovem, visando traçar o potencial e destacar algumas possíveis “vocações” que poderão ser utilizadas no exercício profissional futuro deste jovem.

A Orientação Profissional é direcionada a adultos e a jovens adultos que já se encontram no exercício de alguma atividade laboral. Este público busca um melhor direcionamento da ocupação atual ou mudanças até mesmo de profissão e de segmento de atuação. Com o auxílio da mesma investigação psicológica da “Orientação Vocacional”, associada a uma pesquisa de mercado, o objetivo deste tipo de orientação é uma colocação melhor do profissional no mercado de trabalho.


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.
3 Comentários em “Orientação de Carreira. Orientação Profissional. Orientação Vocacional.”
  1. Sergio de Macedo Soares diz:

    Prezados senhores:

    Tenho formação em biologia e atuei durante os últimos 10 anos na área, começando pelo técnico (bancada) e em seguida passando para o comercial (mkt).

    Percebo que o técnico apresentava uma remuneração baixíssima, passei ao mkt visando melhor remuneração, mas hoje percebo que não possuo o menor tino comercial, ou mesmo a menor iniciativa comercial.

    Estou muito perdido, não sei como dar prosseguimento à minha vida profissional. A esta altura não se trata mais de o que quero fazer, mas sim qual seria um trabalho que eu possa fazer com algum índice de sucesso.

    O que estou buscando não é um serviço que me ajude a elaborar CV ou encontrar vagas, pois isso já existe e não está ajudando. Preciso saber, dentro da minha formação e carreira até o momento, e considerando minhas habilidades, o que EXISTE hoje no mercado, onde eu pudesse atuar. Ressalto que meu CV é bastante forte, fiz USP (graduação e mestrado), tenho inglês, espanhol e alemão fluentes, trabalhei em instituições de nome como FMUSP, Einstein, Centro de Genomas, etc. Volto a dizer, a questão não é qualificação mas adequação.

    Estou precisando de um auxílio para identificar o que existe hj no mercado e o que eu poderia fazer, mas de forma concreta, não abstrata. Alguém que, analisando meu percurso até agora, formação, experiência E HABILIDADES ( e falta de habilidade em certas áreas) pudesse me fornecer dicas CONCRETAS sobre o que e onde procurar. Para isto precisaria expor melhor a questão, este é um primeiro contato.

    Como poderiam me ajudar? Ou indicar quem o faça?

    Obrigado e atenciosamente,

    Sergio

    • Equipe RHIO'S diz:

      Rio de Janeiro, 07 de julho de 2011.

      Prezado Sergio Soares,

      Como vai?

      A RHIO’S RECURSOS HUMANOS é uma Consultoria de Recursos Humanos, especializada em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento Profissional e em Orientação de Carreiras.

      A sua necessidade é de encontrar a Carreira mais apropriada e adequada a sua formação e expertise profissionais, que seja compatível aos seus traços de personalidade, aptidões e interesses e que venha atender às demandas do mercado de trabalho em nível globalizado.

      Para tal, a RHIO’S dispõe de um Programa de Orientação de Carreiras denominado RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, o qual foi preliminarmente desenhado para o Jovem do Ensino Médio em fase de escolha profissional.

      Em razão das dificuldades e incertezas também experimentadas pelo estudante universitário, a RHIO’S passou a oferecer o Programa RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, com formato ajustado aos interesses e necessidades do estudante universitário ou recém-graduado de nível superior.

      Considerando também as dificuldades de direcionamento de Carreira de profissionais já inseridos do mercado de trabalho, a RHIO’S RECURSOS HUMANOS desenvolveu o Programa RHIO’S CAREER, o qual, a partir de levantamento, por parte de nossos Especialistas, de necessidades e deficiências de profissionais com uma formação profissional já obtida, oferece um Programa de Desenvolvimento de Carreira que é desenhado sob medida e em nível individualizado para os profissionais que, como você, não conseguiram, ainda, escolher uma Carreira profissional alinhada às suas habilidades individuais e que seja de real demanda em empresas em nível mundial.

      Desta forma, como primeiro passo, pedimos que nos envie, por e-mail, seu currículo detalhado em formato Word, após o que um de nossos Consultores fará novo contato com você.

      Cordiais saudações,

      EQUIPE RHIO’S

  2. Ricardo Silva diz:

    Oi!, chamo-me Ricardo e gostei muito do teu blogue! Muito lindo! Concordo com tudo aquilo que li nele. Abs!

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)