SOBRE A RHIO'S


Vale a pena escolher uma Carreira da qual se gosta, mas pela qual a demanda de especialistas é muito pequena?

March 28, 2012 às 15:41 por

Inicialmente, é preciso, para esta análise e resposta, entender o conceito de “Carreira”, assim como de “Mercado de Trabalho em Nível Globalizado”.

O estudante pensou, pensou, mas não teve jeito: ele deseja escolher uma Carreira simplesmente porque imagina gostar dela, mas sem obter informações sobre mercado de trabalho em nível mundial. E o que fazer? Tentar ser um excelente profissional com uma Carreira com baixa demanda e fracas perspectivas futuras? Vale a pena construir uma Carreira sem avaliar a realidade que nos cerca?

Se você considerar que a identificação pessoal com a Carreira que se pretende ter no futuro é um dos principais elementos para uma trajetória de sucesso, você está no caminho certo. Na realidade, esta é condição essencial para quem pretende alcançar a realização profissional.

Entretanto, descobrir sozinho se você tem ou não afinidade com a Carreira almejada pode ser algo bem complicado. O processo do autoconhecimento é tarefa que deve considerar não somente a personalidade do estudante, como também suas aptidões e interesses. Assim, este processo deve ser conduzido por especialistas, de modo que o jovem estudante sinta-se apoiado em tão importante decisão em sua vida.

Mas a escolha de uma Carreira não dever ser feita somente com base no autoconhecimento. A realidade que nos cerca é, também, de suma importância para que o futuro profissional possa atuar no mercado de trabalho e atender às demandas crescentes do mundo globalizado.

Por outro lado, é importante ressaltar que a escolha de uma profissão ou de um curso de graduação não são garantias da construção de uma Carreira e, muito menos, do sucesso profissional futuro. Para se construir uma Carreira é preciso muito mais: domínio de idiomas estrangeiros e de ferramentas tecnológicas, experiências multiculturais, conhecimentos multidisciplinares, etc.

Assim, dizer que um curso de graduação muito procurado é sinal de sucesso profissional futuro é um grande equívoco, assim como dizer que quem se gradua no mesmo terá dificuldades em se inserir no mercado de trabalho, uma vez que Carreira é muito mais do que um curso de graduação ou de uma profissão.

Calcado no autoconhecimento e em informações privilegiadas sobre mercado de trabalho em nível mundial e projeções futuras, o Programa de Orientação de Carreiras RHIO’S JOBS OF THE FUTURE objetiva levar o Jovem Estudante à auto-escolha de uma Carreira futura, e não simplesmente de uma profissão ou de um curso de graduação.

Conheça o Programa em detalhe. Acesse www.rhiosjobsofthefuture.com.br.

 


Equipe RHIO'S
Equipe RHIO'S
Somos consultores em Recrutamento e Seleção, especializados nas Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás, Energia, Construção Civil, Engenharia e Infra-Estrutura.

Deixe um comentário

(required)

(required)