SOBRE A RHIO'S


Você sabe o que faz o profissional da Carreira de Engenharia de Perfuração?

Março 14, 2012 às 14:42 por

Conheça a Carreira que promete sucesso

Para começar, o engenheiro de perfuração na Indústria do Petróleo & Gás tem que gostar da vida em alto-mar. Isto porque o profissional desta Carreira precisa atuar numa plataforma de petróleo, a qual, dependendo da região, poderá estar localizada até 300 quilômetros da costa.

O engenheiro de perfuração trabalha em conjunto com profissionais de outras Carreiras, tais como com geólogos, geofísicos e engenheiros de Petróleo & Gás.

O trabalho do profissional da Carreira de Engenharia de Perfuração envolve o desenvolvimento de projetos de plataformas de exploração de poços de petróleo e o gerenciamento de toda a operação dessas plataformas, o que requer muitos cálculos matemáticos e a interpretação de dados físicos e químicos.

Ter graduação em engenharia é um dos pré-requisitos para quem tiver interesse em construir e seguir esta Carreira. Mas não necessariamente em engenharia do petróleo (curso de graduação oferecido em diversas instituições públicas e privadas do país), considerando que conhecimentos técnicos em diversas disciplinas ou matérias serão necessárias ao exercício desta Carreira, o que poderá ser obtido através de outros cursos de graduação, tais como engenharia de minas ou geologia.

Na plataforma, o engenheiro de perfuração atua como um fiscal das operações. Já no escritório, ele acompanha dados como pressão, comportamento da broca e material encontrado, por gráficos e pelo computador. As reuniões são diárias e os trabalhos são coordenados por telefone.

Outra exigência da Carreira é que o profissional domine muito bem a língua inglesa, tendo em vista que o contato com estrangeiros é constante. Na plataforma, por exemplo, boa parte dos profissionais é originária de outros países.

Com a descoberta da camada pré-sal na costa brasileira, na faixa entre o Espírito Santo e Santa Catarina, onde foi encontrado petróleo a mais de sete mil metros de profundidade, o futuro de estudantes que optarem por construir esta Carreira na Indústria do Petróleo & Gás é promissor.

 


Equipe RHIO'S
Equipe RHIO'S
Somos consultores em Recrutamento e Seleção, especializados nas Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás, Energia, Construção Civil, Engenharia e Infra-Estrutura.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)