SOBRE A RHIO'S


A diferença entre Carreira, Curso de Graduação e Profissão.

Outubro 31, 2011 às 15:25 por

A impressão que temos, nos dias atuais, é que um número muitíssimo pequeno de jovens reflete sobre a importância da reflexão, escolha e planejamento antecipados de uma Carreira.

A grande maioria nem sabe o que é Carreira e a confunde com profissão ou curso de graduação. Simplesmente, esta maioria segue uma tendência da moda, principalmente as que são trazidas pela mídia. Isso está longe de ser uma escolha verdadeira.

A escolha de uma Carreira deve se basear no autoconhecimento, na reflexão sobre a personalidade, aptidões e interesses do próprio jovem e em informações específicas sobre mercado de trabalho em nível mundial, tendências e projeções futuras da economia e carreiras em forte expansão no mundo globalizado.

Para isso, o jovem precisa conhecer a diferença entre profissão, curso de graduação e Carreira.

Profissão: ocupação, atividade que serve como uma fonte regular de meios de subsistência. Exemplos: médico, advogado, engenheiro.

Curso de Graduação: ferramenta por meio da qual conhecimentos necessários para o exercício de uma atividade ou ocupação são obtidos. Exemplos: medicina, direito, engenharia.

Carreira: especialidade obtida por meio de conhecimentos generalizados e específicos em determinada matéria, área de atuação, indústria ou segmento da economia. Exemplos: médico pediatra especialista em cirurgias de recém-nascidos, advogado minerário, engenheiro de minas subterrâneas de ouro.

 


Equipe RHIO'S
Equipe RHIO'S
Somos consultores em Recrutamento e Seleção, especializados nas Indústrias de Mineração, Petróleo e Gás, Energia, Construção Civil, Engenharia e Infra-Estrutura.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)