SOBRE A RHIO'S


A importância da Ética e da Postura Profissional

July 5, 2011 às 11:51 por

Certa vez, durante a avaliação de um candidato, ao indagarmos sobre seus objetivos e metas profissionais, no que tange a sua Carreira, este apresentou a seguinte resposta:

Realizar todas as tarefas pelas quais serei responsabilizado, e contribuir, com todas as minhas competências, para o alcance dos objetivos preestabelecidos pela organização.

Se atentarmos para o fato de que toda empresa espera que seus colaboradores realizem suas tarefas com responsabilidade e competência, certamente concluiremos que a razão para tal expectativa é o alcance de metas estabelecidas pela organização, o que somente acontecerá se o mesmo praticar a Ética e a Postura Profissional no seu dia-a-dia.

Primeiramente, vamos definir Ética como “o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de uma pessoa, de um grupo social ou de uma sociedade”. Assim, podemos dizer que a Ética Profissional se traduz em formas de conduta organizacional estabelecidas pela gestão, que devem ser seguidas por seus colaboradores, como se fossem normas da empresa.

Já a Postura Profissional é parceira da boa educação que recebemos desde cedo. Quando ouvimos a orientação de respeitar aos demais, sobre como nos comportarmos em público, de honrar compromissos e prezar por tudo aquilo que temos e conquistamos, nem imaginamos o quanto isso será empregado em nossa vida profissional.

A Postura Profissional é algo totalmente decisivo na construção de uma Carreira. Ela é importante tanto para quem ingressa em seu primeiro emprego, como para quem já está trabalhando a mais tempo.

Assim, é de extrema importância que ocorra um ajuste entre você e a empresa na qual trabalha. Suas funções dentro da empresa devem estar alinhadas com o que a empresa realmente necessita e espera de seu trabalho.

Vejamos algumas dicas sobre este tema:

  • Seja parceiro da educação. Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas deixam de dedicar atenção a este quesito, e apresentam um comportamento inaceitável para a organização;
  • Pratique a autocrítica e tenha interesse pelo que faz. A preocupação constante em melhorar sempre e o interesse pela atividade desenvolvida são muito importantes para o crescimento profissional. Cumpra todas as tarefas. Isso não é somente uma questão de bom senso, mas também uma questão de compromisso profissional;
  • Respeite os demais colegas de trabalho. Não é necessário gostar de ninguém, mas respeitar é obrigação de todos, não somente no trabalho, mas na vida. Por isso, respeite as diferenças, os limites e mantenha sempre a educação;
  • Mantenha uma boa aparência. Não é necessário estar sempre elegante, pois saber se vestir significa saber usar a roupa certa no lugar certo. Por isso, devemos nos vestir de acordo com o local em que trabalhamos;
  • Saiba lidar com as hierarquias. Mantenha o equilíbrio, tendo sempre respeito. Aceitar opiniões faz parte do trabalho em equipe, sabendo escutar, opinar e avaliar opiniões diferentes da sua. Ao expor suas idéias, faça com que as pessoas entendam seu ponto de vista, mas sem imposições.
  • Seja pontual no trabalho. Cumpra o horário de trabalho, mantendo a pontualidade nos compromissos marcados.

O sucesso de sua Carreira dependerá de objetivos a serem traçados por você, os quais deverão estar alinhados aos objetivos de sua empresa. Mas estes só poderão ser atingidos com Ética e Postura Profissional no seu dia-a-dia.

 


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.
3 Comentários em “A importância da Ética e da Postura Profissional”
  1. leticia da silva neves says:

    adorei esse site … me mostrou bem o queria saber m esclareceu minhas duvidas hoje estou fazendo um tcc sobre postura profissional … obrigada abraços…

  2. gislaine says:

    O texto é bem completo e vai direto no ponto X, da questão do comportamento dentro do ambiente de trabalho.

  3. Júnior says:

    Olá a todos

    Gostei muito da matéria pois, contribuiu para o meu aprefeiçoamento no mercado de trabalho, de forma a me introduzir diretamnete no mercado formal, onde a concorrência é cada vez mais abrangente.

Deixe um comentário

(required)

(required)