SOBRE A RHIO'S


A importância da capacitação e do estágio para universitários

Janeiro 10, 2011 às 12:29 por

Freqüentemente, nos deparamos com jovens em fase de conclusão de seus cursos de graduação, ou recém-graduados de nível superior, ansiosos e, algumas vezes, inconsoláveis. Muitos são os motivos de tanta angústia, dentre eles a expectativa profissional, a falta de intimidade com o mercado de trabalho em nível globalizado, as cobranças pessoais e sua relação tênue com a auto-estima, o custo de vida em nossa sociedade, etc.

Um fato interessante de todo o investimento realizado na formação acadêmica é que, na mesma, se adquire uma vasta gama de conhecimentos teóricos, provenientes de observações e experiências obtidas em campo por profissionais e pesquisadores, autores de livros, e dos demais materiais didáticos utilizados em sala de aula. No entanto, a transmissão destes saberes sob sua forma teórica não capacita seu receptor a praticá-los e nem mesmo lhes confere domínio ou expertise sobre determinado assunto. Por exemplo, ler muitos livros não fará dos leitores bons escritores, porque o escritor não busca sua inspiração em sua produção literária, mas sim em todos os fatores externos que o levam a ser criativo e que promovem sua reflexão. De igual modo, aprender a teoria musical não faz do músico um compositor, nem saber usar o pincel fará do pintor um artista.

Antigamente, era comum a transmissão dos saberes no ambiente familiar. Os pais ensinavam, a seus filhos, o mesmo ofício que haviam aprendido de sua ascendência paterna. Juntamente com os saberes teóricos, estavam presentes a prática e a observação. Os filhos aprendiam o motivo, o modo e a forma a ser feita, ao mesmo tempo em que faziam, aprendendo o ofício conforme transmitido por seus pais. Porém, em nossa contemporaneidade, após o advento da academia moderna, a transmissão dos saberes tornou-se massificada e a ênfase recaiu sobre seu caráter teórico, em detrimento de sua essência prática.

Durante a vida acadêmica, o estudante tem algumas oportunidades de colocar em prática aquilo que aprendeu a partir da transmissão teórica do conhecimento. Através das atividades de campo, dos trabalhos de pesquisa, de entrevistas, ou, principalmente, através do estágio, o jovem tem a possibilidade de aplicar seus conhecimentos de forma concreta, ou seja, realizando o papel para o qual está sendo preparado, com o objetivo de vir a desempenhá-lo profissionalmente no futuro.

A crescente demanda dos estudantes por oportunidades de estágio tem levado o mercado a elaborar processos seletivos cada vez mais complexos, nos quais é avaliado o diferencial do candidato, fazendo-se este tão importante quanto o curso em que está matriculado ou o período de seu ano letivo. Mas, muitos universitários não conseguem estagiar, por não apresentarem diferenciais significativos para os recrutadores das empresas que lhes atraem.

Dentro deste contexto e com base em profundo conhecimento das indústrias de sua atuação e do mercado de trabalho em nível mundial, a RHIO’S RECURSOS HUMANOS desenvolveu o Programa para Estágio RHIO’S UTP, que busca capacitar, com diferenciais inovadores e altamente competitivos, o jovem universitário em seu processo de transição entre a vida acadêmica e a vida profissional.

A qualidade dos Programas e serviços da RHIO’S evidencia-se nas relações contínuas que ela estabelece com empresas no Brasil e no exterior, clientes das indústrias acima mencionadas.

O Programa para Estágio RHIO’S UTP possui duas Etapas. A Etapa inicial é uma Etapa de Capacitação, durante a qual o jovem estudante ou o recém-graduado de nível superior deverá adquirir todas as ferramentas necessárias para a construção da Carreira profissional escolhida, de modo a poder alcançar sua primeira oportunidade de estágio relacionada não simplesmente ao seu curso de graduação, mas diretamente à carreira desejada.

A segunda Etapa é a Etapa de Estágio propriamente dita, que será alcançada pelo jovem estudante que for aprovado na Etapa de Capacitação. Esta será realizada em empresas inseridas nas indústrias de atuação da RHIO’S.

A partir do Programa para Estágio RHIO’S UTP, o jovem estudante ou o recém-graduado de nível superior estará apto a desenvolver sua carreira profissional de forma direcionada, consciente e rumo ao sucesso.

Conheça mais: www.rhiosutp.com.br


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)