SOBRE A RHIO'S


Não basta obter um diploma

Julho 5, 2010 às 20:18 por

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) feito no início deste ano mostrou que o Brasil não tem número suficiente de engenheiros para dar conta dos novos postos que devem surgir com o crescimento econômico. Segundo a pesquisa, de cada sete engenheiros formados no Brasil, apenas dois estão formalmente empregados em funções típicas da profissão.

Não basta, portanto, ter o diploma. É preciso especialização ou experiência na área. O IPEA também estimou que a exploração da camada de pré-sal deverá aumentar a demanda do país por profissionais especializados, como engenheiros e geólogos.

Devido a outros países produtores de petróleo também não terem mão-de-obra especializada suficientemente disponível, o profissional competente em sua Carreira poderá desenvolvê-la também no exterior, com a opção de expatriação, além de ser beneficiado com a alta remuneração que é oferecida a esses profissionais em falta. Para os geofísicos, por exemplo, que fazem análises dos processos exploratórios, o salário chega a ser de R$30 mil mensais. Os engenheiros recém-formados que quiserem atuar na Indústria de Petróleo & Gás poderão receber salários de até R$ 7 mil mensais.

Para tentar suprir a necessidade de engenheiros no Brasil, a Federação Nacional de Engenheiros (FNE) lançou uma campanha para despertar o interesse de Estudantes do Ensino médio pela Carreira de Engenharia do Petróleo & Gás. A campanha inclui vídeos e palestras sobre as áreas de atuação e as oportunidades no mercado de trabalho.

No entanto, entender e escolher, de forma consciente, uma Carreira profissional futura requer algo muito importante, que transcende as campanhas publicitárias e promocionais. É necessário que o Jovem do Ensino Médio, antes da opção por uma Carreira futura, se identifique com a mesma. Para tal, o autoconhecimento é fundamental, pois para nos identificarmos com algo ou alguém é necessário que saibamos definir quem somos, isto é, nossa própria identidade, para então projetarmos quem seremos futuramente.

Pensando no Jovem e nas crescentes demandas do mercado de trabalho em nível globalizado, a RHIO’S Recursos Humanos desenvolveu um Programa de Orientação de Carreiras denominado RHIO’S JOBS OF THE FUTURE, especialmente formatado para o Jovem do Ensino Médio e/ou Portador de Diploma de 2º. Grau, que objetiva levar o Jovem à escolha consciente de uma carreira profissional futura. O Programa tem como pilares o autoconhecimento por parte do Jovem e o planejamento antecipado de uma carreira com base em informações privilegiadas sobre novos Projetos, tendências e carreiras em ascensão em nível mundial: as denominadas “Carreiras do Futuro”.


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)