SOBRE A RHIO'S


O Autoconhecimento

Abril 19, 2010 às 13:39 por

“O que você vai ser quando crescer?” Esta é uma pergunta que se costuma fazer aos Jovens quando o assunto é Carreira.

Mas poucos adultos sabem que, ao formular esta questão, estão contribuindo para aumentar a angústia já bem acentuada na fase da adolescência. Como decidir sobre uma vida profissional futura respondendo rapidamente a uma pergunta aparentemente tão simples?

Tende-se normalmente a acreditar que a carreira profissional se define a partir da escolha de uma profissão, dentro de um rol de opções geralmente associadas aos cursos universitários. Diante deste cenário, o Jovem é levado a crer que seu futuro profissional estará traçado a partir desta escolha e que, uma vez tendo optado por uma profissão ou curso universitário, o mesmo já estará também planejado.

Onde estariam, neste cenário, as considerações importantes sobre habilidades, aptidões, interesses e personalidade destes Jovens? Normalmente, estas reflexões costumam ser ignoradas quando a Orientação Profissional se restringe à opção do Jovem quanto ao curso de graduação para prestar as provas do Vestibular.

Muito antes da fase do Pré-Vestibular, já existe, no Jovem, uma riquíssima bagagem intelectual, emocional, cultural e social. E esta começa a ser construída desde o seu nascimento. Desta forma, é fácil concluir que toda uma história de vida do Jovem fará parte e impactará, acentuadamente, sua carreira profissional futura.

Ao invés de uma lista de cursos universitários, o ponto de partida da escolha de uma carreira profissional futura deverá ser a análise e reflexão prévias sobre traços de personalidade, aptidões e interesses do Jovem Estudante, o que certamente ajudará a evitar escolhas frustradas e a maximizar as chances de satisfação profissional futura.

Com o autoconhecimento, o Jovem terá a chance de olhar para dentro de si, a fim de poder enxergar a unicidade do ser humano que, obviamente, é o elemento central na escolha de uma carreira profissional e rumo ao sucesso!


Denise Retamal
Denise Retamal
Diretora Executiva da RHIO'S Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência nas indústrias de Mineração e de Alta Tecnologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos, com forte atuação em Recrutamento e Seleção de Executivos, Gerentes e de Equipes completas para novos Projetos em nível mundial.

Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)